Um ano depois da Copa,famílias atingidas fazem denúncia e lembram os seus (re)legados

No último 12 de junho de 2014 se iniciava a Copa do Mundo no Brasil.O Recife estava entre as 12 cidades-sede.As obras da Copa,no entanto,não atingiram apenas a capital,mas deixaram fortes marcas,principalmente em São Lourenço da Mata e em Camaragibe.

Trecho do Dossiê

Trecho do Dossiê “Das violações às resistências”

O Comitê Popular da Copa PE (articulação de diversos movimentos, ongs, pesquisadores, ativistas) este mobilizado em torno de todo o processo de realização do megaevento,local e nacionalmente,exigiu a cconstrução de políticas públicas e a garantia de direitos e acompanhou de perto o drama das famílias atingidas pela Copa.

Trecho do Dossiê

Trecho do Dossiê “Das violações às resistências”

Teve destaque nesse processo,a luta das famílias do Loteamento São Francisco,em Camaragibe.175 famílias perderam suas casas e não tiveram alternativa,nem direito à indenizações justas,acesso à justiça,ajuda psicossocial,dentre outros direitos.Hoje,o lugar,onde deveria ter sido feita a ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe e o Ramal da Copa,pode ter sido repassado para construção de uma empresa de ônibus (famílias informam que existem obras da Metropolitana no local),contrariando a utilidade pública e o interesse social, argumento a partir dos quais as famílias foram removidas de forma intransigente.

A espera de suas indenizações,as famílias se revoltam contra o descaso do Governo do estado e do Judiciário pernambucano e com o possível destino do espaço onde construíram suas vidas.

Foram protocolados pedidos de informação e denúncias junto ao Ministério Público de Pernambuco,que se encontram no aguardo de respostas.

Você pode baixar o Dossiê Das violações às resistências, elaborado pelo Comitê Popular da Copa com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Trecho do Dossiê

Trecho do Dossiê “Das violações às resistências”

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s