I Encontro dos Atingidos

Poster2_Atingidos_ANCOP_3

1º ENCONTRO DOS ATINGIDOS

Quem perde com os megaeventos e mega empreendimentos?

Enquanto o “Brasil”, a FIFA e o COE – Comitê Olímpico Internacional – se preparam para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, no país, uma série de violações de direitos humanos foram e estão sendo cometida nas doze cidades-sede dos jogos, afetando diretamente cerca de 250 mil famílias. Este cenário de graves violações levou a construção, há mais de três anos, de Comitês Populares em todas as cidades-sede dos megaeventos esportivos, resultando na Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas – ANCOP, que vem promovendo denúncias sistematicamente, auxiliando na causa dos atingidos e dando visibilidade aos abusos cometidos.

Sabe-se, contudo, que os impactos dos megaeventos esportivos são vividos também nos contextos de grandes projetos de infraestrutura, grandes obras e empreendimentos. Assim, compreendemos que os impactos dos megaeventos e dos mega empreendimentos são faces de uma mesma moeda: refletem o desrespeito com vidas humanas, suas tradições e possibilidades de sobrevivência digna. Refletem, também, o modelo de desenvolvimento delineado no país, onde o crescimento econômico justifica escolhas predatórias e altamente impactantes para inúmeras comunidades. Estas, por sua vez, não são ouvidas previamente e têm seus direitos fundamentais violados sem a menor chance de mudar o curso de decisões tomadas à revelia da consulta popular/audiências.

Neste contexto, e cientes de que o processo de violações continua no país para além dos megaeventos esportivos, a ANCOP promoverá o 1º ENCONTRO DOS ATINGIDOS – quem perde com os megaeventos e mega empreendimentos, a ser realizado no período de 1 a 3 de maio de 2014, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O encontro tem por objetivo congregar diferentes comunidades que tiveram direitos fundamentais violados: trabalhadores informais, comunidades despejadas ou ameaçadas de remoção, grupos sujeitos à discriminação e racismo, movimentos sociais e estudantis, associações de trabalhadores e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, etc. É também objetivo do encontro ser um espaço de discussão, denúncia e de educação popular, onde experiências de resistência, luta social e participação serão compartilhadas e construídas coletivamente.

As instituições, parceiros e profissionais da imprensa que desejarem mais informações sobre o encontro, o e-mail para contato é: articulacaonacionalcopa@gmail.com.

Atenciosamente e em luta!

Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa – ANCOP

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s