Finalmente, sinais de apoio…

Ontem, houve mais um encontro dos moradores do Loteamento São Francisco. Desta vez, estavam presentes uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Eduardo Gaspar, integrante da Secretaria de Assistência Social de Camaragibe. Além disso, veio visitar os moradores, Tábata Costa, que integra o Coletivo Mapa Xilográfico, de São Paulo, e acompanha as atividades do Comitê Popular da Copa na capital paulistana.

A equipe da Secretaria de Direitos Humanos fez um mapeamento rápido da situação dos moradores e colocou que, neste momento, a instituição podia oferecer assistência psicossocial e encaminhamentos relacionados com as questões de saúde dos moradores do loteamento.

Contudo, ficou visível no encontro, a decepção ao ver a equipe informar que nada podia fazer em relação ao Direito à Moradia, no sentido de garantir o aceleramento das indenizações. A equipe se comprometeu, no entanto, a relatar na reunião governamental os depoimentos e as dificuldades citadas pelos desapropriados.

Algumas poucas famílias, que foram contatadas individualmente, já estavam sendo acompanhadas tanto pela equipe da SDH quanto pela Secretaria de Assistência Social de Camaragibe há algumas semanas. Porém, os moradores informaram que este tipo de assistência deveria ter chegado junto com as negociações para retirada do loteamento e não depois que várias pessoas estão doentes, outras faleceram e todos tiveram suas vidas radicalmente alteradas pelas obras da Copa do Mundo.

A equipe da Secretaria de Direitos Humanos reconheceu a ausência estadual neste processo e prometeu que estaria mais presente na rotina dos moradores. Vamos todos esperar que esta seja, de forma efetiva, a primeira, mas não a única, das solicitações atendidas pelo Governo de Pernambuco.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s