Removidos pela Copa fazem Natal de quem só não perdeu a esperança

Na última sexta-feira, uma das famílias que recebeu sua indenização nos últimos dias ainda tentava retirar o telhado e duas portas da antiga casa no Loteamento São Francisco. Nesta segunda-feira, dezenas de pessoas devem correr ao Fórum de Camaragibe com esperança de conseguir liberar o dinheiro a que tem direito antes do recesso do judiciário. À noite, nos escombros de casas demolidas para construção do Ramal da Copa,  nas proximidades do Terminal Integrado da cidade da Região Metropolitana do Recife, removidos pelas obras da Copa do Mundo que receberam ou não prometem se reunir para um Natal de quem só não perde a esperança.

No Brasil, entre 170 mil e 250 mil pessoas estão sendo obrigadas a sair de suas casas para dar espaço a obras, segundo estudo da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa. Em Pernambuco, apesar do Governo do Estado evitar tratar por residências e só informar o número de lotes que estão sendo desapropriados, mas se sabe que são mais de 2.000 famílias nesta situação. Além dos removidos em Camaragibe, devem participar também representantes de outras comunidades onde houveram remoções como Cosme e Damião, São Lourenço da Mata e o Coque.

Aos 71 anos, Jeronimo viu sua casa demolida e aguarda indenização morando com familiares

Aos 71 anos, Jeronimo viu sua casa demolida e aguarda indenização morando com familiares

No Loteamento São Francisco, em Camaragibe, as famílias dizem que são pelo menos 129 residências que estão sendo desapropriadas. E apesar de estarem confraternizando, elas fazem questão de lembrar que as insatisfações são muitas, só que diante de tantas mudanças alguns querem se despedir do seu bairro, outros abraçar os amigos/vizinhos e ainda assim fazer um ato para contar o sofrimento principalmente de quem já foi removido e corre o risco de passar o fim de ano sem receber suas indenizações.

Na última terça-feira, famílias do Loteamento São Francisco queimaram pneus para chamar a atenção do Governo do Estado. O poder público diz ter feito audiências públicas, explica que em alguns casos as famílias não receberam por não ter conseguido vencer a burocracia para comprovar a posse, mas a realidade é que a Copa do Mundo cria dezenas de sem teto a poucos quilômetros da Arena Pernambuco. E por isso eles tentam também arrecadar alimentos para os mais necessitados, convocando a população a doar cestas básicas.

Na última quinta-feira, representantes das 129 famílias do Loteamento São Francisco se reuniram para organizar os últimos detalhes da festa, que é também um ato de denúncia para mostrar a situação de quem saiu de sua casa e vive à espera da liberação das indenizações. No encontro, relatos de quem viu sua casa demolida há três meses, não tem dinheiro para pagar o aluguel e ainda espera o pagamento da indenização. Outro, que também não recebeu, teve a casa recém alugada invadida pelas águas nas chuvas da última semana. Uma minoria recebeu os pagamentos e corre para tentar se mudar ainda em 2013, mesmo assim decidiu organizar a confraternização e mais uma vez tentar divulgar a situação, já que mesmo os que foram indenizados criticam os valores baixos e a falta de diálogo com o Governo do Estado.

Para quem perdeu em 2013 quase tudo que tinha na vida, será uma oportunidade de em meio aos escombros do antes bucólico bairro se despedir dos vizinhos, mais uma vez relatar as histórias de angústia e sofrimento, mas principalmente um ato de esperança de que unidas as famílias podem conseguir muito mais do que conseguiram até agora.

Natal dos Removidos pela Copa: A partir das 19h, nas proximidades do TI Camaragibe (Loteamento São Francisco). Para saber como contribuir, entre na fanpage do Comitê Popular da Copa de Pernambuco: https://www.facebook.com/compopdacopape

Relatora da ONU esteve no Recife e ouviu relatos de pressão para que famílias deixassem suas casas, mesmo sem receber indenizações

Relatora da ONU esteve no Recife e ouviu relatos de pressão para que famílias deixassem suas casas, mesmo sem receber indenizações

 

 

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Removidos pela Copa fazem Natal de quem só não perdeu a esperança

  1. Eh um absurdo e desresteito o que o governador de Pernambuco sr. Eduardo Campos,vem fazendo com essas pessoas e famílias, desapropriado-as de suas casas sem pagar e aban- donando-as a própria sorte, e alegando como pretexto a burocracia!!!… Que vergonha!!!… coloca-se Eduardo no lugar delas ou então, como cidadão que dizes ser, convida-as a pousarem nos teus suntuosos Palácios até resolveres pagar o que deves a cada um dos teus credores abandonados!!!…
    Eh uma Vergonha o que tu fazes!!!… e ainda tens coragem de se candidatar ao cargo mais supremo do EXecutivo para procederes desse jeito em todo país?… Que desreipeito!!! Que assinti!!!.. Que Vergonha!…Coloca-se no lugar deles, pra mostrares aos pernambucanos como tu imediatamente já tinhas resolvido a situação, vendo a tua família totalmente abandonada do jeito que o teu governo está fazendo
    com elas!….

  2. Copa do Mundo disse:

    Realmente é muito triste ver uma notícia com essas. Diante de tanta desigualdade, só a esperança é capaz de mover pessoas como essas. O Natal é uma data maravilhosa que precisa ser celebrado por todos com muita esperança, mas em uma situação como essas fica um pouco difícil.

    A Copa do Mundo no Brasil, pelo que estou vendo, está trazendo mais prejuízos do que benefícios. Claro que existe a parte boa, que é a união de todo o povo brasileiro, mas uma coisa como essas é inadmissível.

    Me entristece ver tamanha maldade, crueldade e falta de amor ao próximo.

    Obrigado pelo texto, acho importante que as pessoas saibam de tudo o que está acontecendo. Caso contrário, só conseguiriam se informar sobre os momentos maravilhosos da Copa do Mundo de 2014.

    Abraços,
    Vitor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s