Natal dos que perderam quase tudo

Na última terça-feira, famílias do Loteamento São Francisco queimaram pneus para chamar a atenção do Governo do Estado, já que muitos foram desalojados e irão passar o Natal sem receber as indenizações a que têm direito. Mesmo numa situação em que não há quase nada a se comemorar, eles organizam para o próximo dia 23 uma confraternização, que promete ser um ato de solidariedade principalmente para quem perdeu quase tudo que tinha na vida.

Nesta quinta-feira, representantes das 129 famílias do Loteamento São Francisco se reúnem para organizar os últimos detalhes da festa, que é também um ato político para mostrar a situação de quem saiu de sua casa e vive à espera da liberação das indenizações. A partir das 19h, nesta quinta-feira, eles se encontram e discutem o que será feito para o próximo dia 23. Logo depois, terá início a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.

Conhecido como Cineclube Laia, o Laboratório de Intervenção Artística de Camaragibe apresenta uma mostra de filmes nesta quinta-feira e alguns deles tem relação direta com o drama dos desalojados pela Copa do Mundo no município. Gol Contra e Despejo #5 são produções que mostram diferentes momentos do drama de quem está tendo de deixar suas residências por conta das obras do Terminal Integrado de Camaragibe e do Ramal da Copa, que ligará a cidade da Região Metropolitana do Recife diretamente à Arena Pernambuco.

Despejo #5 se encerra com a imagem de Seu Jeronimo, um senhor de 71 anos que viu sua casa destruída e aguarda a liberação da indenização a que tem direito. Ele está preocupado que a Justiça entre em recesso e acabe ficando para o próximo ano o pagamento. Aposentado após perder um dos braços, ele teria direito a uma indenização de R$72 mil pela perda de uma casa com primeiro andar, mas aguarda o pagamento de apenas 80% desse valor, já pagou mais de R$2000 para regularizar seus documentos e ainda terá de pagar 20% do valor recebido a um advogado particular.

Mesmo com pouco a comemorar, a família de Seu Jeronimo é uma das que participa da organização da festa do próximo dia 23. Um Natal de quem só não perdeu a esperança.

Vídeo | Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Natal dos que perderam quase tudo

  1. John Erbuer disse:

    Tem que convidar o Odebrecht e a Pirés para festejar a ‘Cidade da Copa’ que vai ficar tão positívo que o Brasil inteiro pode olhar o principal projeto feito em função da Copa do Mundo!

    Olha o ‘Gol Contra’ de Copa Favela 2014:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s